Pastoral da Comunicação

O QUE É A PASCOM

I – Pascom

Nome dado à Pastoral da Comunicação da Igreja no Brasil. É a pastoral que se preocupa diretamente com os novos métodos e instrumentos de comunicação. “O Senhor, que deseja continuar se comunicando para que todos se salvem”, continua desejando chegar a diversos lugares, para falar a diferentes públicos por meio dos diferentes instrumentos de comunicação. Esse é o papel da Pascom! Usar todas as formas e todos os instrumentos de comunicação para levar a Boa Nova do Senhor a todos os homens da Igreja Diocesana.

II – Objetivo

Mais do que simplesmente cuidar dos novos, diversos e diferentes tipos e métodos de comunicação, ela é a pastoral que se preocupa diretamente com a comunhão eclesial. “O objetivo da comunicação é criar comunhão”: comunhão entre o bispo e os fiéis, no caso de uma diocese, entre as diversas pastorais, diversas paróquias, enfim, é fazer com que o que Deus quer comunicar chegue a todos por diversos meios. Para isso, a Pascom deve formar-se e incentivar o uso das novas tecnologias de comunicação com o objetivo de criar essa comunhão. A Igreja sempre esteve presente na história da humanidade e agora, na era digital, ela também deve estar presente nos diferentes instrumentos do mundo digital.

III – Método

Na diocese de Petrópolis, a Pascom atua procurando manter uma unidade entre toda a Igreja Diocesana. Esse trabalho acontece respeitando a particularidade de cada decanato e paróquia, porém com um trabalho organizado e metódico. Para a organização desse trabalho, acontecem as reuniões diocesanas periódicas no último final de semana do mês par. Nessas reuniões, os agentes da Pascom vivem um momento de espiritualidade, outro de formação técnica na área de comunicação e depois avaliam os trabalhos ocorridos e programam os próximos meses. Momento importante são as partilhas dos agentes, onde cada decanato traz suas dificuldades e também perspectivas de trabalho futuro. Outro aspecto importante da metodologia do trabalho é ter e formar agentes da Pascom em todas as paróquias para facilitar o trabalho de unidade diocesana.

COORDENADOR:

Lucio Flávio