Missa das Crianças as 10:30hs está sendo um Sucesso!

Há algum tempo atrás a paróquia São Sebastião de Altônia inseriu mais um horário de Missa no seu calendário: a missa das dez e trinta.

Acreditando na importância de acolher a criança dentro da Igreja para que ela tenha esse encontro com Jesus, desde a mais tenra idade, a coordenação da catequese juntamente com o pároco, vem trabalhando na evangelização infantil, como a Infância Missionária e toda a catequese.

O objetivo é inserir a criança na vida da Comunidade, trazendo-a para a casa do Pai desde cedo, como uma extensão da sua casa, onde ela se sinta à vontade e acolhida.

Outro objetivo era facilitar e incentivar as crianças a participarem e também envolvê-las na liturgia e nos cantos.

Além da entrega das figurinhas que elas receberiam para formar um álbum, as crianças estavam adquirindo o hábito de participar na missa e consequentemente tomar o gosto de ir à missa.

O mais incrível é que com isso elas também incentivassem os pais a levá-las na igreja a fim de ter seus álbuns completos no final do ano.

"A psicologia prova que os sete ou oito primeiros anos são fundamentais no desenvolvimento humano, pois neste período se dá a formação psicológica da criança que é desenvolvida juntamente com o caráter, a personalidade, a afetividade e os valores que servirão de base para o modo de agir durante toda a sua vida. E, a espiritualidade cristã se encontra dentre os valores que, assim como todos os outros traços psicológicos ou morais, se semeados na primeira infância, formarão raízes que sustentarão a vida cristã e as intempéries do cotidiano no futuro". (Zenit)

Hoje temos várias crianças que fazem parte da pastoral do Canto, e que participam facilmente na leitura da palavra e nos comentários das Missas.

Passado já quatro anos é muito comum ver famílias inteiras chegando à igreja neste horário.

É claro que para os adultos ficou mais uma opção de horário para que seu domingo termine com a missão cumprida.

Redação: Lucio Flavio - PASCOM